sexta-feira , outubro 20 2017
Home / Beleza / Médica alerta que mau uso da maquiagem pode prejudicar a visão

Médica alerta que mau uso da maquiagem pode prejudicar a visão

 

A maioria das mulheres usa maquiagem todos os dias, em menor ou em maior grau. O que poucas sabem, no entanto, é que dependendo da qualidade e da composição dos produtos, sua visão pode ser prejudicada. Quem faz o alerta é a oftalmologista especialista em Plástica Ocular e Vias Lacrimais do Hospital CEMA, Rita de Cássia Obeid.

Segundo a especialista, a maquiagem pode ocasionar irritação, sensação de areia nos olhos e vermelhidão.

Ela detalha ainda que alguns acessórios devem ser usados com cuidado.

“A maneira como o Curvex é utilizado pode danificar o cílio, fragilizando e facilitando a quebra deles. Vale lembrar que os cílios têm uma importante função protetora. Eles funcionam como barreira, dificultando que micro-organismos entrem no globo ocular. Já o adesivo utilizado na colocação de cílios postiços e o delineador podem ocasionar os mesmos problemas da maquiagem incorreta ou excessiva”, diz a médica.

Já no caso da maquiagem definitiva, que funciona como uma espécie de tatuagem na pele, a médica explica que ela fará mal, principalmente, se houver má técnica na aplicação. Quando feita de modo incorreto, no caso de falhas médicas ou acidentes, pode levar ao aparecimento de úlceras e cicatrizes, o que pode comprometer a qualidade da visão. Outra desvantagem é que, por se tratar de uma técnica que causa trauma, pode lesar o ponto lacrimal, alterando a  drenagem da lágrima, ocasionando lacrimejamento.

A especialista esclarece que pessoas com doenças como síndrome do olho seco e blefarite devem evitar maquiagem em excesso, pois pode ocorrer piora do quadro, com episódios mais recorrentes de ardor, sensação de areia, vermelhidão, entre outros. Além disso, é necessário seguir algumas recomendações para evitar problemas oculares.

“Evite maquiagens emprestadas, pois elas podem causar doenças transmitidas pelo contato, como conjuntivite viral  ou bacteriana. Observe sempre a validade, se os cosméticos são antialérgicos, pois são menos irritativos e use demaquilantes para limpar a região”.

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Linha de filtro solar Cetaphil protege a pele até de luz que você não percebe

Engana-se quem pensa que só devemos usar protetor sob o sol. Estudos demonstram que mais …