sábado , julho 22 2017
Home / Beleza / Use o filtro solar também no inverno!

Use o filtro solar também no inverno!

Não pense que apenas sob o sol você deve usar filtro solar. A prevenção do câncer de pele e o uso do protetor solar têm que ser mantidos nesta época do ano, embora o sol, aparentemente, esteja mais “tímido”. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam o câncer de pele não melanoma como o mais presente no país, com ocorrência equivalente a 25% de todos os tumores malignos registrados anualmente.

Ainda com base em dados fornecidos do INCA, dentre os tumores de pele, o do subtipo não melanoma, apesar de apresentar menores índices de óbitos, é o que se mostra mais incidente na população.

Para se prevenir do câncer de pele, é necessário evitar a exposição ao sol sem proteção para a pele.

“Recomendamos o uso de chapéus, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre, mesmo no frio ou com tempo nublado. Também é importante evitar a exposição solar em horários em que os raios ultravioletas são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas. No caso do uso de filtros solares, sugerimos a reaplicação a cada duas horas. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15, variando de pele para pele”, explica o médico Luiz Adelmo Lodi Neto, oncologista da Oncomed BH.

A principal forma de combater o câncer é basicamente a remoção cirúrgica da lesão. O tratamento tópico ou radioterapia também podem ser realizados. “Mas a solução deve ser decidida com cautela e somente por um profissional especialista. Nada de resolver o problema de forma caseira ou através da automedicação”, diz  o especialista.

Inverno

Engana-se quem pensa que no inverno, por ser uma estação mais fria, os riscos de contrair o câncer de pele diminuem. “Apesar da baixa temperatura, os raios ultravioleta do sol durante o inverno podem ser mais fortes e mais prejudiciais do que no verão, já que nesta estação há mais nuvens, que ajudam a filtrar os raios solares”, explica o oncologista.

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

loccitane

L’Occitane amplia linha de cuidados com o rosto para peles mistas e oleosas

A marca de cosméticos  L’Occitane en Provence acaba de lançar dois novos produtos para cuidado …