sábado , novembro 25 2017
Home / Câncer / Calculadora virtual e debate do Oncoguia em SP alertam para combate ao tabagismo

Calculadora virtual e debate do Oncoguia em SP alertam para combate ao tabagismo

Oncoguia promoveu debate com o humorista Fábio Ravin
Oncoguia promoveu debate com o humorista Fábio Rabin

 

O tabagismo está na origem de 90% de todos os casos de câncer de pulmão – entre os 10% restantes, 1/3 é dos chamados fumantes passivos – no mundo, sendo responsável por ampliar em cerca de 20 vezes o risco de surgimento da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil soma 28.220 novos casos de tumores pulmonares ao ano. Além disso, o mau hábito aumenta as chances de desenvolver ao menos outros 13 tipos de câncer: de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, intestino, rim, bexiga, colo de útero, ovário e alguns tipos de leucemia. Apesar destes dados não serem novidade, o país ainda registra um elevado número de casos de neoplasias malignas entre a população fumante.

Essa realidade, contudo, pode mudar com a conscientização sobre as vantagens de parar de fumar para o corpo e para os bolsos. Por isso, o Grupo Oncoclínicas maior grupo de clínicas oncológicas da América Latina, somando 48 unidades em 10 estados brasileiros – lança nesta semana a campanha #E se eu parar de fumar. Acessando a landing page http://www.eseeuparardefumar.com.br, os interessados têm acesso a conteúdos que traçam a cronologia de respostas positivas do organismo quando há a interrupção do vício e apresenta uma calculadora virtual que aponta, em tempo real, a relação dos custos com consumo de cigarros em comparação a experiências como viagens ou aquisição de bens.

Ao digitar dados simples relacionados aos hábitos tabagistas, o sistema faz uma comparação com outros tipos de investimento à lista de itens indicadas por pesquisas como os mais desejados pelos brasileiros. Como exemplo, considerando o consumo diário de um maço de cigarros, com preço médio de R$ 6,00, ao final do mês terão sido gastos cerca de R$ 180,00. Se convertido o total investido mensalmente ao longo de 15 anos, seria possível realizar quatro viagens à Europa, com todas as despesas para duas pessoas, ou ainda adquirir um carro de luxo.

A partir de uma abordagem descontraída, a iniciativa traz ainda conteúdos informativos que alertam a população em geral sobre a perigosa relação entre o tabagismo e os riscos aumentados de incidência de câncer e outras condições crônicas – como hipertensão e doenças cardiovasculares.

Debate Oncoguia teve humorista ex-fumante

 

Também para marcar o Dia de Combate ao Fumo, 29 de agosto, o Instituto Oncoguia promoveu um debate sobre tabagismo e câncer de pulmão em São Paulo. Pacientes e especialistas contaram suas experiências, debateram os impactos do câncer de pulmão na vida de doentes e seus familiares, além de falar sobre os desafios de quem decide parar de fumar. Para descontrair, o evento contou com a condução do humorista Fábio Rabin, que é também um ex-fumante.

O Instituto Oncoguia é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2009. Tem como missão ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de ações de educação, conscientização, apoio e defesa dos direitos dos pacientes.  O Oncoguia conta com página no Facebook ( https://www.facebook.com/oncoguia/) e com o Canal Ligue Câncer: 0800 773 1666

 

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

outubrorosa

Outubro Rosa: Consulta do Bem anuncia parceria com Femme- Laboratório da Mulher

O Consulta do Bem se uniu ao Femme – Laboratório da Mulher, para uma verdadeira …