sábado , dezembro 16 2017
Home / Câncer / Câncer de mama: Congresso fala de inovação de tratamentos para mulheres na pré e pós menopausa

Câncer de mama: Congresso fala de inovação de tratamentos para mulheres na pré e pós menopausa

simposio

SAN ANTONIO (TEXAS) – Esta semana, médicos oncologistas estão reunidos na cidade de San Antonio, no Texas, para um congresso que discute somente câncer de mama. Em sua 40ª edição, o “San Antonio Breast Câncer Symposium” apresenta novidades de tratamentos, não só de remédios que estão por vir, mas as combinações de drogas mais existentes. Entre os temas abordados está o tratamento considerando se a mulher está chegando na menopausa ou depois desta fase.

Nesta quarta-feira, 6 de dezembro, a farmacêutica Pfizer anunciou os resultados de um estudo feito com pacientes  sobre o medicamento Ibrance (palbociclibe) combinado com letrozole.  O resultado aponta que a combinação dos dois medicamentos reduziu o risco de progressão da doença em 44%. E também aumentou o tempo de sobrevivência livre de progressão em mais de um ano quando usado como tratamento inicial para mulheres na pós-menopausa com  câncer de mama – positivo para receptor de estrogênio e câncer de mama metastático HER 2 negativo.

Outra novidade do congresso foi apresentado pelo médico Debu Tripathy, professor de medicina e presidente do Departamento de Oncologia Médica do Centro de Câncer MD Anderson, da Universidade do Texas. O professor abordou que adicionando o chamado inibidor de CDK4 / 6 ribociclibe à terapia endócrina padrão com supressão temporária de ovários melhorou significativamente a sobrevida livre de progressão para mulheres que estão quase entrando na menopausa. Estas mulheres têm câncer de mama com HR positivo e  avançado HER2-negativo.

breast

As 335 pacientes ficaram quase 2 anos livre da progressão da doença. De acordo com o especialista, “essas novas terapêuticas ainda não foram avaliadas em um grande estudo, como um tratamento potencial para cerca de 40% das mulheres com câncer de mama avançado e que estão entrando na menopausa”.

 

Novo medicamento

Há mais de uma década não se falava em um tratamento inovador para câncer de mama avançado que crescem em resposta ao estrogênio e não estão relacionados à proteína HER2, em mulheres na pós-menopausa. E a novidade é o medicamento Ibrance no Brasil, que está prestes a ser aprovado pela Anvisa. Segundo a farmacêutica Pfizer, o remédio é um comprimido que bloqueia a proliferação das células tumorais.

Lembre-se: o seu oncologista é quem decide a melhor opção terapêutica para você

 

A jornalista viajou a convite da Pfizer

 

 

 

 

 

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Divulgação: Oncoguia

Oncoguia promove encontro de pacientes com câncer de mama em SP

  Nesta sexta-feira, dia 21/10, o Oncoguia promoverá o encontro anual  de pacientes com câncer de mama …