segunda-feira , outubro 23 2017
Home / Câncer / Especialistas debatem avanços no tratamento contra câncer

Especialistas debatem avanços no tratamento contra câncer

buzaid

Até pouco tempo, terapias tradicionais como quimioterapia e radioterapia eram as únicas opções para os pacientes com câncer. Hoje, tratamentos inovadores, como a imunoterapia, permitem o controle adequado da doença, dos sintomas e a melhora na qualidade de vida.

Mas, o que é imunoterapia? Esta moderna técnica consiste em estimular o sistema imune do paciente para que ele ataque as células do tumor. E para especialistas renomados como Antonio Buzaid, diretor geral do Centro Oncológico da BP (Beneficência Portuguesa) de São Paulo e membro do comitê executivo do Centro Oncológico do Hospital Israelita Albert Einstein, a imunoterapia é a área com maior futuro na oncologia.

“A imunoterapia é, a meu ver, a área de maior importância hoje na oncologia. Os estudos estão bastante intensos, todo mundo quer entender por que o câncer escapa do sistema imune e desenhar armas para ultrapassar esses mecanismos de escape”, disse Buzaid, durante Workshop Latino-americano de Oncologia para a Imprensa.

O workshop foi promovido pela farmacêutica Bayer, em São Paulo, que tem realizado pesquisas sobre novos tratamentos e novas indicações de medicamentos já existentes para combater câncer de próstata com metástase óssea, carcinoma hepatocelular, colorretal pâncreas e ovário. Os resumos das pesquisas foram apresentados por Mark Rutstein, vice-presidente de Desenvolvimento Clínico Global de Oncologia da Bayer.

“Nos estudos, temos diferentes tumores em diferentes estágios, mas queremos ajudar ao máximo estes pacientes”, afirmou o Rutstein.

 

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Calculadora virtual e debate do Oncoguia em SP alertam para combate ao tabagismo

  O tabagismo está na origem de 90% de todos os casos de câncer de …