sexta-feira , outubro 20 2017
Home / Câncer / Exposição retrata superação de mulheres com câncer de mama

Exposição retrata superação de mulheres com câncer de mama

“Ostra feliz não faz pérola”, bem disse Rubem Alves. A explicação vem do fato do molusco reagir ao estresse e contra invasores externos, gerando a pérola. Assim também aconteceu com 19 mulheres que viram a vida dar uma reviravolta no momento em que foram diagnosticadas com câncer de mama. Desistir não foi a escolha, pelo contrário. Elas se transformaram.

Para contar essas histórias de superação, o DiamondMall participa da campanha Outubro Rosa e recebe, de 01 a 20 de outubro, a exposição inédita “Pérolas”, do grupo Pérolas de Minas, formado por mulheres que estão ou estiveram em tratamento contra o câncer de mama. A mostra fotográfica revela a beleza e a alegria das ‘modelos’ de diversas idades. Todas com um ponto em comum: para simbolizar que a pérola é uma ferida cicatrizada, elas utilizaram a joia como acessório. A produção é do fotógrafo de moda Jean Assis e maquiagem de Glaciele Garcia.

O grupo foi fundado pela administradora Maria Luiza Oliveira, de 53 anos, que já enfrentou quatro vezes o diagnóstico do câncer, e pela advogada Ana Carolina Calabró, de 38 anos. Segundo Maria Luiza, a exposição objetiva, principalmente, alertar sobre a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce e mostrar que existe vida, beleza e charme durante e após o processo de combate à enfermidade.

Além da exposição, durante todo o mês, o rosa estará na fachada do shopping, nas mídias sociais, com ‘posts’ de conscientização,e na equipe de atendimento, que carregará um dos símbolos da campanha Outubro Rosa, o laço rosa. “Queremos enaltecer as mulheres que venceram suas batalhas contra o câncer e encorajar aquelas que estão passando pelo processo de tratamento. Também é importante conscientizar a sociedade sobre a necessidade de conhecer os sintomas e diagnosticar precocemente a doença”, afirma Lívia Paolucci, superintendente do DiamondMall.

A campanha, criada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), destaca o câncer de mama, uma vez que a doença é o segundo tipo mais frequente no mundo entre as mulheres – corresponde a 22% dos novos casos a cada ano.

 

Sobre o Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como ‘Outubro Rosa’ é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 1990 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que ajuda milhares de pessoas.

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Calculadora virtual e debate do Oncoguia em SP alertam para combate ao tabagismo

  O tabagismo está na origem de 90% de todos os casos de câncer de …