quinta-feira , outubro 19 2017
Home / Câncer / ‘Masterchef’ Raul Lemos dá aula de culinária saudável no Instituto do Câncer em SP

‘Masterchef’ Raul Lemos dá aula de culinária saudável no Instituto do Câncer em SP

http://

O cozinheiro Raul Lemos, finalista da edição 2015 do programa Masterchef, da Band, deu uma aula de culinária no Instituto do Câncer em São Paulo (Icesp), na tarde de terça-feira. Ele preparou duas receitas simples e de baixo custo, utilizando ingredientes e temperos frescos e “in natura” (de origem vegetal e animal).A ação teve como proposta reforçar a importância da alimentação balanceada na prevenção do câncer e de outras doenças como as cardiovasculares.

Raul preparou uma lasanha de abobrinha com cogumelos e uma receita pastosa de creme de vegetais com mandioquinha e zaatar, dedicada aos pacientes que estarão presentes e tiveram câncer na região da cabeça e do pescoço. Os dois sintomas mais comuns do tratamento são a dificuldade para engolir e a perda do paladar, por isso o preparo especial para aliviar esses efeitos colaterais.  

Cartilha de receitas Icesp

Para ajudar os pacientes em tratamento a comer melhor quando estão em casa,  o Instituto do Câncer elaborou um cardápio de receitas especiais, de alimentos salgados, doces e bebidas. Basta acessar o site do Icesp (http://www.icesp.org.br/pdf/materiais_informativos/Receitas.pdf). Os pratos foram criados para combater sintomas comuns dos pacientes como intestino preso, náuseas, diarreia, boca seca e alterações ou ausência do paladar, entre outras.

 

(crédito do vídeo:twitter/Instituto do Câncer de São Paulo)

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Calculadora virtual e debate do Oncoguia em SP alertam para combate ao tabagismo

  O tabagismo está na origem de 90% de todos os casos de câncer de …