quinta-feira , outubro 19 2017
Home / Câncer / Novembro Azul conscientiza os homens sobre câncer de próstata

Novembro Azul conscientiza os homens sobre câncer de próstata

 

Com o mesmo propósito do “Outubro Rosa”, marcado pela campanha de prevenção ao câncer de mama, o mês de novembro também tem sua cor, o “Novembro Azul”, que ressalta a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de próstata. De acordo com números do INCA – Instituto Nacional do Câncer, cerca de 68.800 novos casos foram estimados para 2014. É o segundo tipo de câncer de maior incidência nos homens, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma, e a sexta causa de morte mais frequente na população masculina em todo mundo, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde.

“Os homens, em geral, procuram o médico quando já estão num quadro avançado da doença o que dificulta o tratamento. Mas se for detectado precocemente a possibilidade de cura é muito grande. A principal causa dessa demora é cultural, por constrangimento ou vergonha, principalmente para os casos de exames na próstata”, explica  Sergio Ajzen, Professor Titular do Departamento de Diagnóstico por Imagem da (EPM-Unifesp) e Conselheiro da Fundação IDI.

A Fundação IDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem), maior provedora de exames de diagnósticos por imagem do país para a área pública realiza em algumas unidades da capital, inclusive no Centro de Referência de Saúde do Homem, o exame de ultrassonografia da próstata via transretal, com biopsia, que é um efetivo método de diagnóstico da doença.

 

Sintomas e Diagnósticos

No estágio inicial, geralmente não existem sintomas para o câncer de próstata, mas nos quadros avançados alguns sintomas podem aparecer como a micção frequente acompanhada de dor ou ardor, alteração na frequência urinária e diminuição da força do jato da urina, impotência, sangue no líquido seminal, fraqueza ou dormência nas pernas e pés e perda do controle da bexiga ou intestino devido à pressão do tumor sobre a medula espinhal.

“Um dos principais fatores de risco para casos de câncer de próstata é a idade e a evolução do tumor depende de cada caso, sendo lenta na maioria dos casos, porém, podendo ser agressiva e se espalhar rapidamente. Mais de 60% dos casos acontecem em homens a partir dos 65 anos de idade. Esse número deve crescer proporcionalmente ao aumento da expectativa de vida população”, comenta o médico

O diagnóstico também é feito por meio do toque retal e de exame de sangue, conhecido como PSA (Prostate Specific Antigen) em português Antígeno Prostático Específico e a combinação destes com a ultrassonografia transretal é o que apresenta os melhores resultados para o diagnóstico precoce do câncer da próstata.

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Calculadora virtual e debate do Oncoguia em SP alertam para combate ao tabagismo

  O tabagismo está na origem de 90% de todos os casos de câncer de …