terça-feira , julho 25 2017
Home / Câncer / OMS alerta que bacon, presunto e linguiça podem causar câncer

OMS alerta que bacon, presunto e linguiça podem causar câncer

Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o  consumo de carne processada – como bacon, salsicha, linguiça e presunto – causa câncer. O assunto é um dos mais comentados nesta segunda-feira.

De acordo com o texto, 50 gramas de carne processada por dia, o equivalente a duas fatias de bacon, aumentam a chance de desenvolver câncer colorretal em 18%. Este tipo de tumor é um dos mais identificados em homens e mulheres.

Desta maneira, as carnes processadas estão classificadas no grupo 1 de carcinogênicos. É o mesmo patamar de tabaco, por exemplo.
Em relação à carne vermelha, de forma mais branda, a organização também reforçou, dizendo que ela seria “provavelmente cancerígena”. O alimento foi listado no grupo 2A..

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Ação educativa sobre câncer de pulmão movimenta terminais de ônibus e Metrô em São Paulo

Pessoas que nunca fumaram podem desenvolver câncer de pulmão? Quem tem casos da doença na …