sábado , dezembro 16 2017
Home / Câncer / Planos de saúde agora podem oferecer novo remédio para câncer de pulmão

Planos de saúde agora podem oferecer novo remédio para câncer de pulmão

As operadoras de planos de saúde do País passarão a fornecer o medicamento Xalkori (crizotinibe), indicado para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) que apresentam uma alteração genética específica (fusões ALK).

A novidade foi divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que agora está com nova lista que oficializa a inclusão da medicação no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2018. A decisão é resultado das reuniões do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (Cosaúde), da consulta pública realizada entre junho e julho deste ano e das decisões da Diretoria Colegiada da ANS. O novo rol entrará em vigor a partir do dia 2 de janeiro de 2018.

Xalkori age inibindo, seletivamente, receptores celulares que apresentam eventos de fusão ALK, impedindo a multiplicação das células tumorais no pulmão. Ao inibir esses receptores, o medicamento dificulta o desenvolvimento e a sobrevivência das células cancerosas, o que pode levar à estabilização da doença ou, até mesmo, à sua regressão. Os estudos clínicos envolvendo Xalkori, tanto para primeira como para segunda linhas de tratamento, mostram que os pacientes tratados com o medicamento apresentaram uma sobrevida livre de progressão da doença (SLP) superior em relação à terapia-padrão, até então utilizada contra esse subtipo de tumor.

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Divulgação: Oncoguia

Oncoguia promove encontro de pacientes com câncer de mama em SP

  Nesta sexta-feira, dia 21/10, o Oncoguia promoverá o encontro anual  de pacientes com câncer de mama …