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Conheça os alimentos certos para reduzir o colesterol ruim

Quando fazemos exames de sangue, ao pegar o resultado logo vamos conferir os níveis de colesterol, não é verdade?

São dois tipos principais de lipoproteínas: de baixa densidade ou LDL-Colesterol (‘mau colesterol’) e as de alta densidade ou HDL-Colesterol (‘bom colesterol’)”, explica o cardiologista Ernesto Osterne, do Hospital Anchieta.

Altos níveis sanguíneos do LDL-Colesterol produzem o seu acúmulo nas paredes das artérias, sob a forma de placas gordurosas, que vão progressivamente causando entupimento. Este processo é chamado de aterosclerose. Já o HDL-Colesterol transporta colesterol para o fígado, para que ele seja removido do corpo.

“Os níveis elevados de colesterol no sangue contribuem para que alguém tenha maiores chances de sofre uma doença do coração, como angina do peito, infarto do miocárdio ou um acidente vascular cerebral (derrame), nos próximos dez anos”, afirma o cardiologista.

Alimentação

Há alimentos que ajudam a reduzir os níveis do colesterol. Entre os que são bons para uma dieta de redução dos níveis de colesterol estão: produtos à base de soja (leite, grãos e tofu); nozes ou castanhas (um punhado por dia); aveias e cevada (que fornecem a fibra solúvel betaglucano); frutas e legumes e alimentos ricos em gorduras poli insaturadas, como canola e óleos vegetais.

É importante evitar alimentos como: manteiga, margarinas sólidas, banha de porco, carnes gordurosas ou processadas e a gordura presente no leite (nata) e em derivados (certos tipos de queijo).

“Devemos ter sempre em mente que a alimentação seja a mais saudável possível, com preferência aos alimentos que reduzem os níveis do mau colesterol”, alerta o especialista.

Mudanças de hábitos

São recomendadas quatro mudanças de hábitos de vida para todas as pessoas portadoras de altos níveis sanguíneos de colesterol LDL, inclusive as que recebem tratamento medicamentoso, para diminuir o risco de doenças coronárias como o infarto do miocárdio e o AVC: mantenha uma dieta saudável; pratique de exercícios físicos regularmente; não fume e atinja um peso saudável.

 

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Sobre Jaqueline Falcão

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Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

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