quinta-feira , outubro 19 2017
Home / Coração / Jejum de 12 horas para exame de colesterol e triglicérides deixa de ser obrigatório    

Jejum de 12 horas para exame de colesterol e triglicérides deixa de ser obrigatório    

As 12 longas horas de jejum já não são mais obrigatórias para exames de colesterol total, HDL-c, LDL-c e triglicerídeos.

As Sociedades Brasileiras de Cardiologia, Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e Análises Clínicas flexibilizaram o tempo de jejum para a realização destes tipos de exames.

A partir de agora, os laboratórios podem realizar a coleta das chamadas lipoproteínas independente do tempo de jejum.

“Cada colega pode individualizar e orientar seu paciente quanto ao tempo em que deverá permanecer em jejum antes da coleta de sangue”, afirmou, por nota,  a coordenadora de Ações Sociais para a Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Tania Martinez.

A recomendação, segundo a especialista, é a de que o paciente tenha seu exame realizado nas suas condições habituais de dieta, estilo de vida e de medicações, por refletirem sua condição metabólica no dia a dia.

No entanto, em alguns casos, em que as concentrações de triglicérides são extremamente elevadas, pode existir a necessidade do jejum. Caso o paciente apresente triglicerídeos acima de 440 mg/dL, o médico poderá solicitar a coleta para o paciente em vigência das 12 horas de jejum.

Para os demais exames laboratoriais as recomendações continuam de acordo com o procedimento de cada laboratório.

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

heart shape by various vegetables and fruits

Conheça os alimentos certos para reduzir o colesterol ruim

Quando fazemos exames de sangue, ao pegar o resultado logo vamos conferir os níveis de …

One comment