quinta-feira , outubro 19 2017
Home / Filhos / Será que os adolescentes estão consumindo cálcio?

Será que os adolescentes estão consumindo cálcio?

adolescente

Muito se fala em consumo de nutrientes na fase da infância e terceira idade. E os adolescentes? Praticamente ninguém comenta sobre a alimentação para os jovens De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência pode ser dividida em 2 etapas: a pré-adolescência (dos 10 aos 14 anos) e a adolescência propriamente dita (dos 15 aos 19 anos). No Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente do Brasil (ECA, 1990), esta fase é compreendida entre os 12 e 18 anos de idade.

De acordo com a nutricionista e consultora da Viva Lácteos Ana Paula Del’Arco, este momento da vida é tão importante quanto a infância do ponto de vista nutricional e requer atenção para uma dieta rica em nutrientes, fazendo dos produtos lácteos recursos indispensáveis. “Em linhas gerais, o organismo passa por três fases que compreendem a formação do corpo humano: crescimento, maturação e desenvolvimento . É durante a adolescência que estas três etapas ocorrem simultaneamente e se completam”, explica.

“O consumo de lácteos é muito importante também na adolescência para o desenvolvimento e a consolidação da matriz óssea, que garante a dureza e o crescimento sadio dos ossos, reduzindo o risco de desenvolvimento de osteoporose e outras doenças ósseas no futuro”, alerta Ana Paula.

Até a puberdade, durante a adolescência, o corpo requer o aporte adequado de nutrientes, sobretudo o cálcio, pois os ossos continuam crescendo. O cálcio presente nesta série de alimentos é fundamental para que o corpo alcance o volume de nutrientes necessários. O Institute of Medicine (IOM, 2002) recomenda o consumo de 1.300 miligramas (mg) de cálcio para ambos os sexos, nas faixas etárias de 9 a 18 anos.

“Importante ressaltar que o leite não é só cálcio. É também uma fonte importante de proteínas, vitaminas, gorduras, que compreendem uma gama riquíssima de nutrientes de alto valor biológico e fundamentais nesta fase da vida, onde toda a estrutura biológica do indivíduo completa sua formação!”

Açúcar

Para a especialista, não incentivar e não estimular o consumo de lácteos durante a adolescência pode levar o jovem a um maior consumo de bebidas açucaradas, como sucos adoçados e refrigerantes, contribuindo de maneira significativa para o cenário de obesidade. Pais, fiquem atentos!

Logo, segundo ela, o consumo adequado de lácteos na adolescência é indispensável, por serem ricos em cálcio, proteínas, vitaminas, gorduras, e tantos outros nutrientes fundamentais nesta fase da vida, quando o ser humano completa sua formação biológica.

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

bebe

Consequência da microcefalia na visão das crianças é pesquisada por farmacêutica

SPRING HOUSE (PA) – A farmacêutica Janssen está pesquisando as consequências da microcefalia na visão …