sexta-feira , outubro 20 2017
Home / Filhos / Zé Gotinha tira RG no Poupatempo

Zé Gotinha tira RG no Poupatempo

Em homenagem ao mês das crianças, o Poupatempo está distribuindo em todas as suas 66 unidades cópias do RG do Zé Gotinha, o famoso personagem das campanhas de vacinação. O ‘documento’ tem desenho do personagem enviado especialmente pelo seu criador, o artista plástico Darlan Rosa.

No verso do RG, o folheto traz uma mensagem de incentivo ao documento para as crianças. “RG infantil é um ato de amor”, diz o texto, lembrando que a identificação, com fotos e digitais, facilita a localização de crianças e adolescentes desaparecidos.

A campanha destaca também que o RG substitui a Certidão de Nascimento como documento obrigatório em viagens, e é mais fácil de portar. Além disso, a primeira via é grátis e muito fácil de ser solicitada nos postos do Poupatempo.

O RG do Zé Gotinha identifica o personagem como alfabetizado, a pedido do seu criador. “O Zé gotinha é um ser mágico, fala todos os idiomas”, comenta Darlan Rosa, que criou o mascote das campanhas de vacinação em 1986, na época do esforço que erradicou a poliomielite no Brasil.

A doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total teve o último caso registrado no Brasil em 1989. Darlan Rosa criou muitos outros personagens, livros infantis e desenhos animados para ensinar conceitos de saúde às crianças, mas nenhum outro ficou tão famoso como o mascote das vacinas.

“A imagem escolhida para o RG do Zé Gotinha é a original, de 1986, o que é muito importante pois existem muitas versões diferentes sendo usadas”, comenta Darlan, reforçando a importância do documento de identificação.

Desde o início do ano, o Poupatempo vem divulgando mensagens para os pais sobre a importância da Carteira de Identidade para crianças, desde os primeiros dias de vida. 

O primeiro passo é agendar uma visita ao Poupatempo, o que pode ser feito facilmente pelo celular por meio do aplicativo ‘SP Serviços’. Também é possível agendar pelo telefone 0800 772 3633  (Disque Poupatempo) ou pelo site www.poupatempo.sp.gov.br.

Documentos
Certidão de nascimento (original e cópia)
Número de inscrição no CPF (se tiver)
Documento de identificação do responsável legal – original e cópia
1 foto 3×4 (com fundo branco)

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

amamenta

Hospital Albert Einstein debate amamentação nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 3 de agosto, o Hospital Israelita Albert Einstein comemora a Semana do Aleitamento …