quinta-feira , outubro 19 2017
Home / Lifestyle / Ciclistas descuidam da visão: apenas 1% usa óculos de segurança

Ciclistas descuidam da visão: apenas 1% usa óculos de segurança

 

O Brasil é o quinto maior consumidor de bicicletas no mundo com uma frota de 61,3 milhões de unidades, segundo levantamento da Abraciclo, associação que representa os fabricantes do setor.  Este número deve  crescer ainda mais com o aumento das ciclovias em todo o país. Segundo dados da instituição, só 1% dos ciclistas usam óculos de segurança e capacete.

O oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, alerta que a falta dos equipamentos de proteção aumentam o risco de doenças e ferimentos oculares que podem causar danos irreparáveis à visão.

Estudos internacionais comprovaram que atividades físicas vigorosas reduzem o risco de contrair catarata e degeneração macular,  doenças que representam as maiores causas de perda da visão no mundo. O problema é que a falta de óculos com filtro solar  elimina este benefício.

O especialista que é perito em medicina do tráfego e membro da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) também chama a atenção para as falhas no planejamento das ciclovias. Isso porque, embora os atropelamentos causados por ciclistas sejam poucos quando comparados aos provocados por motos e carros, a falta de sinalização e outras deficiências, por exemplo,  ciclovias dividindo o espaço das calçadas de pedestres, pode aumentar o número de atropelamentos.

Os principais benefícios dos óculos para ciclismo destacados pelo oftalmologista são:

  • Reduzem  até 90% dos acidentes oculares durante o trajeto.
  • Previne doenças oculares que podem ser desencadeadas pelo efeito acumulativo do sol:ceratite (inflamação da córnea), pterígio, catarata e degeneração macular.
  • Diminui o risco de lesões na superfície dos olhos e de descolamento da retina decorrentes da penetração de corpo estranho e trauma nas quedas.
  • Diminui o ressecamento da lágrima que torna a visão embaçada.
  • Evita falhas na condução associadas ao desconforto visual.

Como escolher os óculos

Queiroz Neto afirma que as armações dos óculos para ciclistas devem proteger inclusive as laterais dos olhos. As lentes mais adequadas são as de policarbonato, material inquebrável que evita ferimentos oculares em caso de acidentes. “Os ciclistas também devem estar atentos para que as lentes tenham 100% de proteção UV (ultravioleta), independente da cor”, afirma.

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Já ouviu falar em avaliação 2D para corredores?

    Se você acha que o número de pessoas correndo a sua volta só …