quarta-feira , julho 26 2017
Home / Lifestyle / Cinco dicas para acelerar seu metabolismo

Cinco dicas para acelerar seu metabolismo

Seja para quem quer emagrecer ou para quem deseja ganhar massa muscular, manter o metabolismo em bom funcionamento é essencial. Afinal, a taxa metabólica está diretamente ligada à queima de gorduras e à absorção de nutrientes pelos músculos.

Mas como podemos cuidar do nosso metabolismo? Listamos aqui cinco dicas que vão te ajudar:

1 – Pratique exercícios aeróbicos e musculação
Atividades físicas em geral são excelentes aliadas do organismo, mas exercícios aeróbicos e musculação proporcionam um gasto calórico alto e uma alta movimentação do corpo, estimulando a circulação sanguínea, a queima de gorduras e a aceleração do metabolismo. De acordo com Eduardo Leite, um dos diretores da Hard Suplementos, é necessário fazer exercícios desse tipo. “A musculação e a aeróbica são atividades que contribuem muito para aumentar a ação metabólica. Suplementos que dão mais energia para os treinos, como a maltodextrina, são indicados para quem quer fazer exercícios de forma mais intensa e potencializar os resultados”, afirma.

2 – Tenha uma boa noite de sono
Dormir por pouco tempo ou acordar muitas vezes faz com que o corpo não tenha o devido descanso, mantendo-se tenso e cansado ao longo do dia. Por isso, ter uma noite tranquila e agradável faz com que o corpo tenha a disposição necessária para manter o metabolismo ativo, acelerando a queima de gorduras e o emagrecimento. A sensação de bem-estar também reduz a ansiedade e a vontade de comer, tornando mais fácil seguir uma dieta equilibrada e saudável.

3 – Não fique muito tempo sem comer
Pular refeições ou passar grandes períodos sem se alimentar faz com que o corpo trabalhe em um ritmo mais lento, já que o metabolismo se adapta à quantidade de energia que é fornecida a ele. Por isso, é preciso fazer lanches e refeições a cada três horas, alternando os alimentos com base no grupo a que pertencem – carboidratos ou proteínas – e a quantidade de calorias que possuem. Entre o almoço e o jantar, por exemplo, coma porções de frutas, queijos magros, iogurtes ou grãos integrais. A disposição ao longo do dia será maior, bem como as taxas de funcionamento do metabolismo.

4 – Consuma grãos integrais
Ao contrário do que muitos pensam, os grãos integrais e os produtos derivados deles não possuem menos calorias do que os tradicionais. A diferença está na composição: os grãos integrais têm mais fibras, o que garante que eles sejam digeridos por mais tempo e proporcionem saciedade, fornecendo energia prolongada e facilitando a queima de gorduras. Além disso, eles ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e do sistema digestivo em geral.

5 – Café da manhã: sempre!
Na correria de ir para o trabalho ou por acordarem atrasadas, muitas pessoas acabam negligenciando o café da manhã. A primeira refeição do dia é uma das mais importantes, já que ela oferece a energia necessária para o funcionamento do organismo. Por isso, aposte em combinações de frutas, grãos integrais e proteínas. Se for praticar exercícios físicos de manhã, insira no cardápio os nutrientes necessários para suprir a carga que será gasta.

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

A psiquiatra Carmita Abdo. 
(Crédito: Divulgação/Gustavo Rampini)

Sabia que alguns remédios prejudicam a ereção?

Você sabia que a falta de ereção masculina pode ser causada pelo uso de alguns …