sexta-feira , outubro 20 2017
Home / Lifestyle / Comida saudável e saborosa no fogão a vapor, sim!

Comida saudável e saborosa no fogão a vapor, sim!

Maria Cecília Corsi, responsável pela clínica nutricional LivLight, de São Paulo, esclarece os mitos de que comida preparada no vapor não tem sabor. Em entrevista exclusiva para a PÁGINA DA SAÚDE, ela dá dicas valiosas.

Por que existe o mito de que comida cozida a vapor é ruim? De onde vem essa resistência? É a falta de hábito?

“O mito de que a comida preparada no vapor era insossa e sem sabor foi cultivado, pois este método de cocção foi muito utilizado pela cozinha de hospitais e indicado à pacientes doentes, pois dispensa o uso de temperos e gorduras. Apenas no início dos anos 90, com o primeiro “boom” da saúde, é que começou uma mudança cultural em relação a este conceito, pois surgiu a preocupação de se manter uma boa alimentação para deixar o corpo saudável e em forma. Com este aumento de interesse em nutrição, houve um resgate da técnica de cocção a vapor, que, além de oferecer inúmeros benefícios para a saúde, como redução do colesterol e preservar as vitaminas B e C dos alimentos, permite o preparo de pratos suculentos e saborosos.
Hoje em dia, já existem produtos no mercado que permitem o preparo de receitas com esta técnica, mas muitos consumidores ainda tem receio em utilizá-la por falta de hábito e por estarem mais acostumados com as formas tradicionais de cocção”

Esta forma de cozimento demora mais?

“Não, pelo contrário. Hoje em dia, com as novas tecnologias disponíveis no mercado, é possível preparar uma refeição completa neste cozimento com muito mais praticidade e rapidez do que no forno a gás ou elétrico.”

Quais são os benefícios de ingerir alimentos preparados a vapor?

“O cozimento a vapor aumenta a água dos alimentos durante a preparação, deixando a comida mais suculenta e realçando seu sabor. Por este motivo, não é necessário acrescentar gordura ou sal para fazer uma receita saborosa.
Além de manter a integridade do alimento, esta técnica diminui tempo a perda de água e, consequentemente, ajuda a preservar os nutrientes solúveis em água como as vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais.”

Existe algum grupo de alimento, como os verdes, que “mantêm” mais as propriedades ao serem cozidos no vapor, ou é o mesmo para todo tipo de alimento?

“Não, o vapor mantém os nutrientes em todos os tipos de alimentos, mas em alimentos que são ricos em água a contribuição é maior, uma vez que não há tanta perda de líquido.”

Fogão Blue Touch Nutri

Blue Touch Nutri vapor, fogão a gás que cozinha todos os alimentos no vapor

Ideal para as pessoas que se preocupam com a saúde e desejam se aventurar em novas experiências gourmet, o novo fogão duplo forno Blue Touch Nutri vapor é o único no mercado com tecnologia capaz de cozinhar todos os alimentos no vapor. O produto tem tecnologia inovadora, que conserva 85% das vitaminas B e C dos alimentos e permite que receitas com peixes, legumes, carnes e pudins fiquem ainda mais saborosas.

Ele tem dois fornos: um elétrico e um a gás, que permitem o preparo de duas receitas simultaneamente. No forno a gás, acontece a emissão de vapor que junto ao gás, atinge uma temperatura de até 280°C. Com este processo, o nível de umidade dos alimentos aumenta durante o cozimento, permitindo o preparo de pães, massas, carne de porco e aves.

O produto conta ainda com o acessório Nutri vapor, recipiente de vidro onde se concentra o vapor e é ideal para o preparo de alimentos mais delicados como peixes, legumes e pudins.

Comentários

Sobre diretor

Veja Também

Já ouviu falar em avaliação 2D para corredores?

    Se você acha que o número de pessoas correndo a sua volta só …