sexta-feira , outubro 20 2017
Home / Lifestyle / Dez dicas para corredores iniciantes

Dez dicas para corredores iniciantes

Correr parece simples, mas é preciso tomar cuidados para evitar lesões e não prejudicar o desempenho.

Abaixo, confira 10 dicas para quem pretende iniciar no mundo da corrida sem imprevistos:

 

  • Avaliação médica: Faça um check-up completo. Isso é fundamental para evitar problemas de saúde e praticar o esporte com total segurança.

 

  • Motivação: Escolha um local atrativo para treinar, procure se unir a outros amigos corredores, selecione uma boa trilha sonora e trace um pequeno objetivo a ser alcançado.

 

  • Antes de correr: Alimente-se duas horas antes para dar tempo de fazer a digestão. Também faça aquecimento e alongamento meia hora antes do treino.

 

  • Hidratação: Beba bastante água antes, durante e depois da corrida. Estar devidamente hidratado é fundamental para qualquer atividade física.

 

  • Vestuário: Use um tênis que já tenha sido utilizado anteriormente. Tênis novos podem prejudicar a pisada e causar lesões. Vista roupas leves e confortáveis, que não limitem seus movimentos.

 

  • Dores: Faça compressas de gelo nos locais doloridos. Também é interessante utilizar medicamentos com diclofenaco dietilamônio, como o Biofenac, pois seu princípio ativo age na inflamação combatendo a dor.

 

  • Ritmo: Respeite as condições de seu corpo. É importante não forçar demais na velocidade e na distância para evitar lesões.

 

  • Frequência: Para criar resistência, comece com caminhadas, depois, passe para trotes (corridas leves, mas com passadas mais curtas) até, finalmente, iniciar corridas de curtas distâncias. As distâncias devem ser aumentadas gradativamente.

 

  • Postura: Procure manter o tronco ereto, olhando sempre para o horizonte. Mantenha os cotovelos flexionados em 90° e os ombros soltos. Prefira passos curtos ao invés de passos longos e não toque o calcanhar no chão. A postura correta aumenta a performance e evita lesões.

 

  • Índice de massa corpórea: Serve para verificar se o peso está acima ou abaixo do ideal de acordo com a altura. Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado, ou seja, IMC = massa / (altura x altura). O cálculo serve para estabelecer metas de acordo com as necessidades de cada corredor.

 

Resultados:

Menos de 17 = muito abaixo do peso

Entre 17 e 18,49 = abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,99 = peso normal

Entre 25 e 29,99 = acima do peso

Entre 30 e 34,99 = obesidade I

Entre 35 e 39,99 = obesidade II

Mais de 40 = obesidade III (mórbida)

 Biofenac Aerossol

Com dupla ação, Biofenac é analgésico e anti-inflamatório. Age rápido na dor e fundo na inflamação. É indicado para fisgadas, pancadas e outras dores musculares. Devido sua formulação, o produto age efetivamente sobre as reações inflamatórias agudas, proporcionando alívio rápido.

 #nempenseemparar

@biofenacoficial

www.facebook.com/BiofenacOficial

 

 

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Já ouviu falar em avaliação 2D para corredores?

    Se você acha que o número de pessoas correndo a sua volta só …