sexta-feira , outubro 20 2017
Home / Lifestyle / Especialistas vão tirar dúvidas sobre dor de cabeça em São Paulo nesta sexta-feira

Especialistas vão tirar dúvidas sobre dor de cabeça em São Paulo nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 19, Dia de Combate à Cefaleia, popularmente conhecida como dor de cabeça,  especialistas da Sociedade Brasileira de Cefaleia estarão à disposição da população para orientar sobre a doença.

A ação, que tem apoio da Libbs Farmacêutica, envolve um Ponto de Informação e Atendimento à população, localizado no saguão do Conjunto Nacional durante todo o dia 19 e também contará com uma palestra, na parte da manhã, aberta ao público, no CineArte. Não é necessário inscrição nem pagamento.

O “19 de Maio – Dia de Combate à Cefaleia” – tem como objetivo informar a população sobre o que é a Cefaleia (os vários tipos de dor de cabeça, inclusive a enxaqueca) e também se tornar um alerta para evitar a automedicação e o uso abusivo de analgésicos, que causam inúmeros problemas à saúde e um incentivo para que as pessoas busquem orientação médica para seu tipo específico de dor de cabeça. A população também terá a informação correta para saber como diagnosticar corretamente e encontrar o tratamento adequado para não sofrer mais com a cefaleia.

A diretora da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Célia Roesler, vice-coordenadora do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia, alerta que a enxaqueca tem tratamento e é possível viver sem dor. “O diagnóstico da enxaqueca é realizado em uma consulta médica especializada, por meio de uma entrevista detalhada com o paciente, para saber qual a frequência, intensidade e os sintomas da cefaleia, já que não há exame específico para detectar a doença. Após a consulta, inicia-se o tratamento à base de remédio prescrito pelo médico, que pode ser diário”.

Anote e programe-se:

  • Palestra Interativa – “Dor de cabeça – Não!” Evento que trará informações novas sobre as causas e tratamento da Dor de Cabeça, com médicos e especialistas da Sociedade Brasileira de Cefaleia.
    • Local: CineArte (antigo Cine Livraria Cultura) – sala para 100 pessoas. Avenida Paulista, 2073
    • Dia e Horário: 19 de maio de 2017 – das 10h às 11h30
    • Cofee Break: no saguão do cinema, ao final da palestra
    • Entrada livre

 

  • Ponto de Informação e Atendimento – Mesa de atendimento, Painel Informativo e Material para distribuição – Profissionais de saúde especializados, coordenados pela Sociedade Brasileira de Cefaleia, farão um atendimento personalizado à população que transita pelo Conjunto Nacional, distribuindo panfletos e fornecendo informações sobre o tema. A Mesa de atendimento será identificada por banners que ilustram o tema.
    • Local: Mesa e banners instalados no Saguão central do Conjunto Nacional (próximo aos elevadores). Avenida Paulista, 2073
    • Data e horário: 19 de maio de 2017 – das 10h às 20h

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Já ouviu falar em avaliação 2D para corredores?

    Se você acha que o número de pessoas correndo a sua volta só …