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Exercícios funcionais podem ser feitos em casa com objetos comuns

Panos, algumas revistas, um rodo e uma cadeira. É só disto que você precisa para se exercitar dentro de casa. Além de prático e simples, a economia de dinheiro e de tempo, além da melhora na saúde, são os principais benefícios desses exercícios funcionais. “Quando faço os treinos em casa, procuro reservar 30 minutos, principalmente, quando estou com o dia corrido e sem tempo de ir à academia. Não há desculpas para deixar de se exercitar”, conta a vlogueira Analu Lourenço.

Antes de dar início à prática de exercícios em casa, a liberação por um médico é de extrema importância, pois, só assim, será possível atestar que a saúde está em dia. Tudo isto garante a segurança física de quem irá executá-los. “Outra dica para a execução dos funcionais é utilizar roupas confortáveis, na qual o corpo tenha mobilidade e movimentação. Quanto ao calçado, recomenda-se que seja esportivo e com amortecimento mínimo”, afirma Jodi, 32 anos, bacharel em Educação Física, pós-graduado como personal trainer e em musculação, com especialização em Saúde e Qualidade de vida.

No vlog de Analu no Youtube e em suas redes sociais (youtube.com/analulourenco), ela e Jodi demonstram alguns exercícios fáceis de realizar e acessíveis. Para a vlogueira, todas as séries ensinadas são eficientes e a ajudam a entrar em forma, ter mais disposição e uma noite de sono com mais qualidade. “Gosto de todos, mas a sequência de abdominais é a minha preferida”, revela. Ainda, outras vantagens da prática dos exercícios funcionais são a melhora na estrutura muscular e o alto gasto calórico, principalmente, quando aliados a uma alimentação balanceada.

Aos interessados em iniciar esse tipo de atividade física, Jodi recomenda: “mantenha-se, sempre, hidratado antes, durante e depois dos exercícios. Busque um espaço com segurança, dentro de casa e nunca treine de estômago vazio”. No entanto, a orientação principal é respeitar as limitações próprias, evoluindo gradativamente na execução dos exercícios. “A prática de exercícios físicos e a manutenção de uma alimentação saudável são benefícios para o corpo e mente, melhorando a autoestima, a disposição e, principalmente, o rendimento diário.

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Sobre Jaqueline Falcão

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Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

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