quinta-feira , outubro 19 2017
Home / Lifestyle / Metade dos brasileiros não pratica atividade física, revela pesquisa da SBC

Metade dos brasileiros não pratica atividade física, revela pesquisa da SBC

A Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC alerta para os riscos do sedentarismo que tem levado a população a aumentar significativamente os ponteiros da balança.Segundo dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, o excesso de peso afeta 50,1% dos homens e 48% das mulheres e a obesidade atinge 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres adultas do país.

Para o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Alberto Machado, os quilos amais podem desencadear diversas doenças como a hipertensão, o diabetes e a dislipidemia (colesterol elevado). “Além de uma dieta equilibrada com frutas, verduras e legumes, é preciso largar o cigarro e praticar exercícios físicos com regularidade”, diz o cardiologista. Carlos Alberto Machado conta que é preciso praticar atividades físicas cinco vezes por semana para uma pessoa ser considerada ativa. “É caminhar 15 quilômetros, subir 20 lances de escada e gastar em média 1.500 kcal ao todo e ao longo de uma semana. Assim é possível reduzir em 66% o risco de morte por doenças cardiovasculares”.

Uma pesquisa da SBC feita há alguns anos constatou que 49% dos brasileiros não praticam qualquer atividade física. Os mais idosos são também os mais sedentários: 57%entre os que têm entre 60 e 70 anos não fazem exercícios; o índice cai para 53%entre 45 e 59 anos; cai um pouco mais, 50%, para as duas outras faixas etárias seguintes (entre 35 e 44 anos e 25 e 34 anos); e atinge o menor índice de sedentários entre os jovens. Na faixa etária entre 18 e 24 anos, 39% dos entrevistados não praticam atividades físicas.

Na outra metade, entre os 51% que praticam: 20% praticam todos os dias; 3% de 5 a 6 dias por semana; 12%entre 3 e 4 dias por semana; 13% de 1 a 2 dias por semana; e 2% disseram que fazem atividades físicas apenas uma vez a cada 15 dias ou menos. Um por cento não respondeu.”O ideal é praticar pelo menos 5 vezes por semana e por 30 minutos para que os efeitos sejam positivos”, explica Carlos Alberto Machado.

Mas outro dado surpreendeu os cardiologistas. É que apesar de haver um elevado índice de sedentários no país, a grande maioria sabe da importância dos exercícios para a saúde. A pesquisa revelou que 86% dos pesquisados acreditam que a falta de atividades físicas pode contribuir para o aumento de doenças cardiovasculares.

Entre os brasileiros que costumam praticar atividades físicas, 28% fazem caminhadas ou cooper; 13% futebol; 6% musculação; 4%ciclismo; 2% natação ou hidroginástica; 1% vôlei, handebol ou basquete; 1% ginástica aeróbica; 1% alongamento; e 1% artes marciais.

Os homens (60%)praticam mais atividades físicas do que as mulheres (40%). Enquanto eles jogam futebol (26%), fazem caminhadas (26%), musculação (7%) e ciclismo (6%), elas preferem as caminhadas (31%) – musculação (4%), ciclismo e futebol (2%). O Nordeste é a região com o maior índice de sedentários (52%), o Sudeste, o Norte e o Centro-Oeste estão no mesmo patamar (48%) e o Sul do país registrou 46% de sedentários. A pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia foi feita pelo Instituto Datafolha, com 2.012 pessoas, entre os 18 e 70 anos de todas as classes econômicas, e em todos os estados. A margem de erro da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comentários

Sobre diretor

Veja Também

Já ouviu falar em avaliação 2D para corredores?

    Se você acha que o número de pessoas correndo a sua volta só …