Home / Lifestyle / Novo aparelho para mamografia permite que mulheres controlem o exame

Novo aparelho para mamografia permite que mulheres controlem o exame

mamografiapristina

Muitas mulheres deixam para depois a realização da mamografia pelo medo da dor e do desconforto. Sensibilizada a este temor, a GE Healthcare lançou um aparelho que permite que a paciente faça sua própria compressão na mama.

Na hora do exame, a paciente fica com um controle remoto. Antes, ela é posicionada no aparelho e orientada por um profissional de saúde. “Por isso, o exame é feito de maneira correta e eficiente. Sabemos que o medo da dor impede que muitas mulheres façam o exame, que é tão importante”,  diz Marcos Corona, diretor de Imaging Systems da GE Healthcare para América Latina.

Segundo uma pesquisa encomendada pela empresa, feita no Centre de Sénologie et d’ Echografie (França), com 100 mulheres, primeiro centro a utilizar o equipamento no mundo, as pacientes, ao fazerem uso da autocompressão, imprimem uma força maior do que a que seria feita pelo técnico, uma vez que o medo da intolerância à dor no exame é eliminada.

“Notamos que mais de 60% optaram pela autocompressão”, conta Corona. O equipamento foi lançado recentemente no Brasil durante a Jornada Paulista de Radiologia – JPR, que aconteceu em maio, em São Paulo. Segundo Corona, mais confortáveis, as mulheres que participaram da pesquisa comprimiram até mais os seios (25%) do que quando o exame era conduzido pelo técnico de radiologia.

No mundo, cerca de 40% das mulheres têm mama densa, ou seja, há mais tecido mamário do que gordura. Segundo dados do estudo global ‘’O Valor do Saber – Oncologia’’, realizado pela GE Healthcare e conduzido pela MillwardBrown em 2014, mulheres com essa característica têm de 4 a 5 vezes mais risco de desenvolver câncer de mama, quando comparadas com mulheres com mamas menos densas. Além disso, a presença de mais tecido mamário pode dificultar a detecção precoce de lesões pela mamografia.

Por isso, é importante consultar sempre um médico e ir periodicamente ao ginecologista, que solicitará os exames necessários.

pristina2

 

 

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm

Veja Também

suplemento

Sustagen lança fórmula para adultos

  De olho no público com mais de 50 anos, Sustagen decidiu apostar numa fórmula …