segunda-feira , outubro 23 2017
Home / Lifestyle / Pacientes com psoríase apresentam depressão e maior risco para infarto

Pacientes com psoríase apresentam depressão e maior risco para infarto

Um estudo inédito com pacientes brasileiros com psoríase revela que 63 % têm a qualidade de vida impactada negativamente pela doença. Deste universo, metade apresenta sinais de ansiedade e depressão. A doença tem um estigma forte e muitas pessoas acham que é transmissível por contato. Psoríase não pega!

Estes dados referem-se à análise de 113 pacientes com psoríase, sendo a maioria homens (55,8%), com idade média de 52 anos, e fazem parte de um estudo maior, feito com 300 pacientes com psoríase, do Norte, Sudeste e Sul do Brasil. Este estudo foi estruturado para medir a prevalência da síndrome metabólica e artrite psoriásica em pacientes com psoríase, em diferentes estágios da doença.

A psoríase é uma doença inflamatória crônica e sistêmica, que se manifesta na pele, e sabe-se que o sistema imunológico desenvolve algum papel para o seu surgimento; caracteriza-se por lesões avermelhadas e que escamam, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Atinge até 3% da população mundial.

O estudo é coordenado pela médica Cacilda da Silva  Souza, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

“A  psoríase tem sido negligenciada por muito tempo, por falta de terapêutica adequada para seu controle.  Hoje, já dispomos de tratamentos eficazes que podem minimizar seus efeitos, quando a doença é adequadamente tratada”, afirma Cacilda Souza, responsável pelo Serviço de Dermatologia do Hospital de Clinicas, da USP-Ribeirão Preto.

A síndrome metabólica é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares (como infarto e derrame cerebral) e, estima-se, que afete 30% a 40% dos pacientes com psoríase, independente do grau de atividade da doença.

“Temos observado que a síndrome metabólica está presente entre 30% e 40% dos pacientes com psoríase, o que é uma condição bastante séria, pois é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares”.

Ainda não são totalmente conhecidas as razões da associação da psoríase com a síndrome metabólica; mas sabe-se que o risco é maior entre os pacientes com psoríase do que os pacientes  sem a doença.

“A psoríase tem um grande impacto na vida dos pacientes. Como as pesquisas sobre a doenças e terapias para tratá-la são limitadas, estes dados, com pacientes brasileiros, vão contribuir para entendermos as necessidades e para trazermos soluções mais adequadas para estes pacientes”, afirma o Manuel Uribe, diretor médico da AbbVie no Brasil, empresa que patrocinou o estudo

 

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Já ouviu falar em avaliação 2D para corredores?

    Se você acha que o número de pessoas correndo a sua volta só …