quinta-feira , outubro 19 2017
Home / Lifestyle / Problemas na tireoide podem ‘explicar’ ganho de peso

Problemas na tireoide podem ‘explicar’ ganho de peso

A tireoide, glândula em forma de borboleta localizada na parte anterior pescoço, é como o maestro de uma orquestra.  Ela produz hormônios do nosso metabolismo e quando ela não vai bem o ganho de peso é uma das consequências. Sabia disso? A médica Juliana Gabriel, endocrinologista e professora do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, esclarece a relação do hipotireoidismo e o ganho de peso.

 “O hipotireoidismo é a situação clínica em que existe produção insuficiente ou ausente dos hormônios da tireoide, chamados T3 e T4.  Esses hormônios são responsáveis, entre outras funções, pela regulação do metabolismo em vários níveis. Na teoria, se um indivíduo se encontra em hipotireoidismo sem tratamento, ocorrem várias modificações no corpo, não apenas do metabolismo, mas também, por exemplo, um maior acúmulo de líquido (o chamado “mixedema”).  Isso pode levar a aumento do peso do indivíduo (mas não necessariamente um aumento da gordura corporal)”, explica a médica.

Segundo a endocrinologista, com o tratamento adequado, essas alterações tendem a se reverter.  “Com isso, se um indivíduo portador de hipotireoidismo estiver em tratamento e bem compensado, essa tendência ao ganho de peso não deveria ocorrer”.

“Existem várias situações clínicas em que pode haver uma maior dificuldade de perder peso, o hipotireoidismo não compensado (não tratado) é apenas uma delas.  O ideal, portanto, para pessoas portadoras de hipotireoidismo, é que estas busquem tratamento, façam uso do medicamento de forma correta e, se persistir a dificuldade de perda de peso, conversem com seu médico sobre outras causas que possam estar interferindo neste processo”, orienta Juliana Gabriel.

Dra Juliana Gabriel

A endocrinologista Juliana Gabriel é professora do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Já ouviu falar em avaliação 2D para corredores?

    Se você acha que o número de pessoas correndo a sua volta só …