sexta-feira , outubro 20 2017
Home / Saúde Bucal / ABCD faz campanha gratuita de prevenção de câncer bucal no próximo dia 23 em SP

ABCD faz campanha gratuita de prevenção de câncer bucal no próximo dia 23 em SP

A Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) inicia neste mês a campanha de prevenção de câncer bucal “Sorria para a Vida”, que realiza ações durante o ano, em diferentes localidades do p com atendimento gratuito à população. A primeira ação da campanha de 2016 será na quarta-feira, dia 23, na Av. Paulista, 1.313, das 9h às 17horas, em frente ao prédio da Fiesp.

Além de focar o principal grupo de risco da doença, que são homens e mulheres adultos, fumantes ou alcoolistas, a ABCD reforçará a atenção para jovens que nunca fumaram ou beberam, mas que estão em uma faixa etária que tem apresentado grande aumento de incidência de câncer bucal por causa de contato sexual intenso e desprotegido, que leva à infecção pelo papiloma vírus (HPV), e pode dar origem ao câncer bucal. O Brasil tem a terceira maior incidência de câncer bucal do mundo.

O câncer de cabeça e pescoço, antes comum em idosos com próteses dentárias mal adaptadas e homens com 50 anos ou mais, fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas em excesso, apresenta agora crescimento rápido de incidência entre pessoas mais jovens, entre 35 e 45 anos, com hábitos saudáveis; não usam próteses dentárias não fumam, não bebem ou bebem pouco.

Especialistas e pesquisadores perceberam que, nesses casos, os tumores foram ocasionados por um novo fator: o papiloma vírus, popularmente conhecido como HPV. A falta de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre essa faixa etária, de 35 a 45 anos, tem causado o aumento de casos de câncer de cabeça e pescoço.

O HPV provoca tumores especialmente na parte posterior da boca (orofaringe, amígdalas e as áreas da base da língua) e, muitas vezes não produz lesões visíveis ou descolorações, que têm sido historicamente os sinais de alerta precoce do processo da doença.

“Enquanto os danos nocivos do tabaco exigem uma exposição prolongada ao produto, de 15 a 30 anos para desenvolver uma lesão cancerígena, o HPV age muito rapidamente”, alerta Cecchetto.

Estudo publicado pelo Hospital A.C.Camargo na revista científica International Journal of Cancer apontava que 32% dos tumores de boca em jovens têm associação com o HPV.

“Em uma das ações da Sorria para a Vida no ano passado, na cidade de São Paulo, a equipe de cirurgiões-dentistas voluntários da ABCD ficou admirada com o caso de lesões cancerígenas causadas por HPV em uma jovem de apenas 22 anos de idade”, relata o presidente da ABCD.

Segundo Silvio Cecchetto, a expectativa da ABCD é atender cerca de oito mil pessoas, em 26 ações realizadas entre março e novembro deste ano, em consultório móvel instalado em uma odontovan, estacionado nos locais de grande circulação de pessoas, com atendimento feito por cirurgiões-dentistas voluntários. Em 2015, foram detectados 390 casos suspeitos durante a campanha.

Para anotar: quarta-feira, dia 23, na Av. Paulista, 1.313, das 9h às 17horas, em frente ao prédio da FIESP.

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Artigo: Remédios para Osteoporose e os Riscos para Saúde Bucal

Por Dr. Gregório Sagara da Consultor Científico da SIN Implantes A osteoporose atinge cerca de …