segunda-feira , outubro 23 2017
Home / Saúde Bucal / Quatro dicas para o Dia do Beijo, comemorado neste dia 13 de abril

Quatro dicas para o Dia do Beijo, comemorado neste dia 13 de abril

 

Beijo e bom hálito caminham juntos, correto? E hoje, 13 de abril, Dia do Beijo, pensando neste assunto, o time de profissionais do enxaguatório bucal Listerine preparou algumas dicas.  Lembre-se: cuidar da higiene oral é tão importante quanto suas outras atividades diárias.Veja:

  1. DIGA NÃO AO MAU HÁLITO!  

Nada mais desprazeroso do que trocar beijos com alguém que está com mau hálito. Saiba que o mau hálito não é uma doença, mas pode ser um sinal de que algo está errado com o seu corpo. As causas podem estar relacionadas com o biofilme bacteriano acumulado na parte de trás da língua, também conhecido como saburra lingual, além da diminuição da saliva, de alimentos com odores fortes, o fumo, doenças de gengiva, problemas na boca e garganta, além de problemas em outras partes do corpo – que são mais raros.

 

  1. SOMENTE ESCOVAÇÃO NÃO É SUFICIENTE PARA ALCANÇAR TODAS A ÁREAS E REMOVER OS GERMES DA BOCA.

Para conseguir uma boca limpa de verdade é preciso combinar escovação, fio dental e + enxaguatório bucal. O uso da escova combinado com o fio dental alcança apenas 25%¹ das áreas da boca, enquanto o uso combinado da escova, fio dental e + enxaguatório alcança 100% dessas áreas, eliminando até 99%² dos germes que causam gengivite e mau hálito.

 

  1. BALAS E GOMAS DE MASCAR SÓ COMBATEM O MAU HÁLITO TEMPORARIAMENTE.

Balas e gomas de mascar apenas mascaram o problema por pouco tempo e o efeito pode ainda ser contrário. Caso apresentem açúcar, podem agravar o mau hálito pelo favorecimento de cavidades de cárie nos dentes, uma vez que estimulam a produção dos ácidos por certos tipos de bactérias que desmineralizam o esmalte dos dentes, além de promover a degradação de restos alimentares, contribuindo para o aparecimento do mau hálito. Sacar uma bala ou chiclete da bolsa é uma solução prática, porém a melhor opção é intensificar os cuidados diários com a higiene oral.

 

  1. SIM, ALGUNS ALIMENTOS AGRAVAM O MAU HÁLITO!

Não são só o alho e a cebola os grandes responsáveis pelo mau hálito. Além de alimentos condimentados, as carnes cruas, os queijos gordurosos e as bebidas alcoólicas também podem causar o mau hálito pois após ingeridas. Alguns alimentos costumam deixar resíduos na boca, aumentando a ação de bactérias que se alimentam destas substâncias, assim como queijos e gorduras. Já as bebidas alcoólicas, por serem ácidas, provocam a descamação das células bucais, que também servem de alimento às bactérias.

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Artigo: Remédios para Osteoporose e os Riscos para Saúde Bucal

Por Dr. Gregório Sagara da Consultor Científico da SIN Implantes A osteoporose atinge cerca de …