terça-feira , julho 25 2017
Home / Saúde Bucal / Será que sua escovação está correta?

Será que sua escovação está correta?

Na correria do dia a dia, muitas vezes a escovação dos dentes, pelo menos uma delas, é negligenciada. Concorda?Mas mesmo aquela escovada antes de dormir, será que você está fazendo corretamente?

Confira esse passo a passo:

1 – Escove a parte externa dos seus dentes. Os dentes  de cima, escova de cima, para baixo, para cima. Use movimentos curtos e delicados para não machucar a gengiva.

2-  Escove a superfície interna de cada dente, utilizando a mesma técnica anterior.

3-  Escove a região das superfícies mastigatórias realizando movimentos de vai e vem, para frente e para trás.

4-  Use o limpador ou escove sua língua para remover bactérias e o mau hálito.

 

dentes

 escolha de escovas

 

  • A maior parte dos dentistas concorda que as escovas macias são mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. De preferência, a escova deve também ter cabeça pequena para poder mais facilmente alcançar todas áreas da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores.
  • Com relação ao tipo de cabo (por exemplo, flexível ou não), formato da cabeça da escova (retangular, cônica, etc.) e estilo de cerdas (com pontas planas, arredondadas, em diferentes níveis, etc.), escolha o que for mais confortável para você. O importante mesmo é usar uma escova que se ajuste bem à sua boca e alcance todos os dentes.
  • Consulte seu dentista e peça uma orientação sobre a melhor escova para seu caso

E lembre-se de trocar a escova a cada três meses ou antes, se as cerdas estiverem desgastadas. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

Dica, a Colgate tem um sistema que lembra os consumidores o momento certo de troca das escovas:

http://www.colgate.com.br/app/PDP/InvisibleNasties/BR/Reminder.cvsp

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

aparelhoinvisivel

Xô, sorriso metálico: aparelhos transparentes e sem fios ganham cada vez mais adeptos

Sabe aquele sorriso de boca fechada que os jovens dão, só para não mostrar o …