sábado , julho 22 2017
Home / Saúde Bucal / Você sabe quando procurar um ortodontista?

Você sabe quando procurar um ortodontista?

cuidar dos dentes é fundamental
cuidar dos dentes é fundamental

 

Dentes encavalados, ou apinhamento, falta de espaço para o correto alinhamento dos dentes nas suas respectivas bases ósseas, é o motivo mais comum que leva as pessoas ao ortodontista. Eles são dentistas que se especializam no alinhamento e nivelamento dentário, corrigindo falhas e má oclusões, proporcionando aos pacientes, além das correções em si, mais qualidade de vida.  A maioria dos pacientes, infelizmente, enxerga os ortodontistas como aqueles que corrigem os dentes tortos, mas há fatores mais importantes para se tratar, como a mordida.

“Claro que isso é importante, pois dentes sobrepostos podem ser difíceis de higienizar, o que aumenta as chances de surgirem cáries e de se ter perdas dentárias”, afirma a ortodontista Fernanda Giovanini, de São Paulo.

Porém, uma mordida incorreta também pode causar problemas ao mastigar e falar. Sem mencionar o desgaste dos dentes e dor ao apertar a boca. Há deformidades na face em que a mandíbula fica mal posicionada que também são casos desse especialista.

E outro problema que leva muitas pessoas ao ortodontista é a D-ATM – disfunção da articulação temporomandibular (que liga o maxilar ao crânio) que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente.

 

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

aparelhoinvisivel

Xô, sorriso metálico: aparelhos transparentes e sem fios ganham cada vez mais adeptos

Sabe aquele sorriso de boca fechada que os jovens dão, só para não mostrar o …