segunda-feira , outubro 23 2017
Home / Sem categoria / Ortopedistas reagem às declarações de Pelé sobre suposto erro médico

Ortopedistas reagem às declarações de Pelé sobre suposto erro médico

 

Esta semana Pelé deu o que falar. O Rei apareceu em um evento com dificuldades para andar, fazendo uso de muletas, o ex-jogador disparou que foi um erro numa cirurgia no quadril em 2012 o obrigou a fazer um novo procedimento em dezembro para correção no local. E que ele ainda sentia muitas dores. O assunto foi publicado pelos jornais “Folha de S. Paulo” e também pelo site do “Globo Esporte” (conforme reproduzimos foto neste post). A sociedade médica reagiu e divulgou nota em resposta às críticas de Pelé. Veja abaixo:

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT e a Sociedade Brasileira de Quadril, em nome de seus mais de 12.000 membros titulares tem as seguintes considerações a fazer a respeito das críticas feitas pelo Sr. Edson Arantes do Nascimento, Pelé, ao tratamento de artroplastia do quadril ao qual foi submetido no Brasil onde cita seu  médico assistente e também de forma indireta à ortopedia brasileira:

  1. A artroplastia do quadril é um procedimento indicado para lesões degenerativas do quadril;
  2. A ortopedia brasileira tem profissionais altamente capacitados, reconhecidos mundialmente, para a realização deste procedimento. O profissional escolhido pelo paciente Edson Arantes do Nascimento é reconhecido pelo conhecimento e qualidade técnica e sua equipe é experiente e tem em seu histórico mais de 2.000 cirurgias;
  3. Como qualquer cirurgia, as  artroplastias estão sujeitas a intercorrências; 
  4. As explicações feitas por Pelé sobre a técnica utilizada no Brasil, carecem de base científica e provavelmente refletem uma dificuldade de comunicação sobre assuntos técnicos com os profissionais americanos.

 

Luiz Antonio Munhoz da Cunha

Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia 

 

Carlos Roberto Galia

Presidente da Sociedade Brasileira de Quadril

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

respirador

Empresa inova em equipamento para respiração de pacientes em UTI

Os cuidados a pacientes de UTI envolvem de equipes médicas a equipamentos, como monitores de …