sábado , julho 22 2017
Home / Síndromes / Ligação entre o zika vírus e síndrome Guillain-Barré é investigada

Ligação entre o zika vírus e síndrome Guillain-Barré é investigada

Autoridades de saúde em estados como Bahia, Rio de Janeiro e Recife já investigam a ligação entre o zika vírus e a Síndrome de Guillain-Barré. Esta relação é uma novidade no Brasil. O mesmo mosquito que transmite a dengue, Aedes aegypti, também é vetor do zika vírus. Por isso, é importante prevenir e combater o mosquito.

Na Bahia, são 64 casos confirmados e outros 75 ainda estão em investigação.  Em Recife, em seis meses, de 42 casos da síndrome, quatro deram positivo para o zika vírus. No Rio, os médicos diagnosticaram duas mulheres com Guillain-Barré.

Rara, a síndrome atinge o sistema nervoso, causa febre, dificuldade de respirar, dor de cabeça e nas articulações, dormência e fraqueza nos pés e nas pernas. Em casos mais graves, leva à paralisia dos membros.  A maior parte dos casos da síndrome é provocada por infecções virais.

 

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Cadeira de Rodas

Guillain-Barré: Uma breve história

Olá leitores do Página da Saúde. Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de estar escrevendo …