sábado , novembro 25 2017
Home / Tratamentos / Ação oferece orientações sobre incontinência urinária em SP

Ação oferece orientações sobre incontinência urinária em SP

incontinencia

A Associação Brasileira Pela Continência B. C. Stuart desenvolve mais uma ação de promoção da Saúde em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o Conselho da Mulher da entidade. A partir do dia 16 de agosto, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, profissionais da entidade estarão na sede da Distrital Centro da ACSP para dar informações e orientações sobre incontinência urinária, problema caracterizado pela perda involuntária de urina.

Quem tiver alguma queixa ou dúvida e quiser saber mais sobre o assunto, fatores que causam essa condição e as possibilidades de tratamentos, poderá agendar um horário para atendimento individual. O agendamento deve ser feito pelo telefone 11 4208-6818. “A ideia é conscientizar sobre o problema, desmistificar o tema, levar informação. A perda involuntária de urina atinge cerca de 10 milhões de brasileiros e traz um grande prejuízo na qualidade de vida do indivíduo, na autoimagem, no trabalho, na vida sexual, levando até à depressão, vergonha e timidez”, ressalta a psicóloga e secretária executiva da Associação Brasileira Pela Continência B. C. Stuart, Ana Claudia C. Delmaschio.

Serão dadas orientações sobre o problema e, se for necessário, o paciente será encaminhado para um profissional de saúde ou para centros que realizam o tratamento.

Sobre a incontinência urinária

Existem diferentes tipos de incontinência urinária. Um dos mais comuns é a incontinência urinária de esforço, que ocorre quando a pessoa perde urina ao rir, tossir, espirrar, exercitar-se, subir escadas, levantar peso ou exercer alguma outra forma de pressão sobre o assoalho pélvico. Em muitos casos, esse tipo de incontinência pode ser ocasionado por alguma lesão nos esfíncteres (músculos) da uretra. Obesidade, menopausa, gravidez e partos, prisão de ventre, entre outras, podem ser a causa da doença.

O tratamento irá depender do tipo e da gravidade, além das causas subjacentes, podendo muitas vezes haver a necessidade de uma combinação de abordagens interdisciplinares. O paciente pode fazer exercícios para fortalecer a musculatura pélvica, aprender técnicas e treinamentos para a bexiga, perder peso e fazer dieta alimentar. Outros tipos da doença devem ser tratados com medicamentos e até cirurgia.

SERVIÇO

Orientações sobre Incontinência Urinária com a Associação Brasileira Pela Continência B. C. Stuart

Data: às quartas-feiras, a partir de 16/08

Horário: das 14h às 17h

Local: Associação Comercial de São Paulo – Distrital Centro – Rua Galvão Bueno, 83

Agendamento pelo telefone: 11 4208-6818

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Balão gástrico

Mitos e verdades sobre o balão gástrico, usado para emagrecer

O médico  Eduardo Grecco esclarece alguns mitos e verdades sobre o uso do balão gástrico, uma …