sábado , novembro 25 2017
Home / Tratamentos / Artigo: “O reajuste dos planos de saúde para os idosos”

Artigo: “O reajuste dos planos de saúde para os idosos”

fernandavarella

*Por Fernanda Varella

Os segurados já idosos devem ficar atentos relativamente a reajustes abusivos aplicados por algumas seguradoras de saúde, que tomam como base de aumento a faixa etária de 60 anos, o que não é permitido. Todos os segurados que venham a completar 60 anos estão sujeitos única e exclusivamente, estejam, ou não, os contratos abrangidos pela Lei 9.656/1998, ao reajuste permitido pela ANS.

Convém esclarecer que o reajuste indevido tem sido corrigido pelo Poder Judiciário até mediante ordens liminares, que restabelecem os valores corretos, além de mandar devolver os valores cobrados excessivamente, impondo também multas às Seguradoras no caso de reincidência no abuso. Portanto, é preciso prestar muita atenção quando houver aumento no premio mensal, para que, se não for devido diante da regulamentação da ANS o segurado imediatamente ajuíze a ação cabível para defender seus direitos e interesses.

*Fernanda Varella é advogada

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Balão gástrico

Mitos e verdades sobre o balão gástrico, usado para emagrecer

O médico  Eduardo Grecco esclarece alguns mitos e verdades sobre o uso do balão gástrico, uma …