sábado , novembro 25 2017
Home / Tratamentos / Iniciativa cria super-heróis para conscientizar sobre doença intestinal

Iniciativa cria super-heróis para conscientizar sobre doença intestinal

superheroi

 

Se alguém com doença inflamatória intestinal (DII) fosse um super-herói, como ele seria? Quais características ele representaria? Talvez coragem, força e determinação – três características demonstradas pelos membros da comunidade global de DII que combatem essa doença todos os dias. A farmacêutica Takeda Farmacêutica Brasil lançou a campanha DII Sem Máscaras, a primeira iniciativa global (de seu tipo) projetada para elevar a conscientização sobre os super-heróis não reconhecidos da comunidade global de DII, celebrada por meio de uma colaboração única com os gênios criativos da Marvel Custom Solutions.

Existem hoje mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo que vivem com doença inflamatória intestinal, sendo os dois tipos mais comuns a retocolite ulcerativa (RCU) e a doença de Crohn (DC). Para essas pessoas, atividades cotidianas como reunir-se com amigos, familiares ou ir ao cinema podem ser desafiadoras. A campanha DII Sem Máscaras apresenta um novo time de super-heróis da DII, uma série de ilustrações gráficas desenvolvidas pela Marvel Custom Solutions e um painel internacional de pacientes para destacar os desafios físicos e emocionais de se viver com DII.

O novo time de super-heróis e a nova série de histórias em quadrinhos estão disponíveis on-line pelo site www.diisemmascaras.com.br, que apresenta quizzes interativos, fatos, infográficos, perguntas e respostas. Nele, o usuário pode criar e compartilhar seu avatar de super-herói e baixar recursos que podem ajudá-lo a empoderar-se ao falar com médicos, família ou amigos sobre sua condição.

A doença inflamatória intestinal afeta pessoas de todas as idades e o diagnóstico é mais comum no início da idade adulta. Pessoas com DII geralmente podem se sentir isoladas quando diagnosticadas, e mesmo o fato de discutirem o momento que estão passando pode ser difícil. De acordo com um grande estudo europeu de pessoas que vivem com DII, 48% dos entrevistados relataram que suas vidas são significativamente impactadas pelos sintomas da doença mesmo entre crises, 35% informaram que a DII impactou em seus relacionamentos pessoais e 26% contaram que a DII interferiu na maneira de fazer ou manter amizades.

“Os pacientes que são portadores da doença inflamatória intestinal enfrentam uma longa jornada para gerenciar a doença e se adaptar com as atividades diárias”, afirma a médica Marta  Machado, gstroenterologista e presidente  da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD).

“Como empresa, estamos focados no fornecimento de informação e apoio contínuo à comunidade médica e de pacientes com doença de inflamatória intestinal. Em parceria com a Marvel Custom Solutions, estamos explorando o poder da narrativa visual para aumentar a conscientização e ajudar as pessoas que vivem com DII a se sentirem mais confiantes ao se expressar com a família, amigos ou mesmo a comunidade de DII”, conta Rodrigo Rodriguez, diretor da Unidade de Negócios de Prescrição da Takeda Farmacêutica Brasil.

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Balão gástrico

Mitos e verdades sobre o balão gástrico, usado para emagrecer

O médico  Eduardo Grecco esclarece alguns mitos e verdades sobre o uso do balão gástrico, uma …