sábado , novembro 25 2017
Home / Tratamentos / Nova cirurgia livra idosos de óculos para catarata, astigmatismo e vista cansada

Nova cirurgia livra idosos de óculos para catarata, astigmatismo e vista cansada

Novidades foram apresentadas durante Simpósio da Alcon
Novidades foram apresentadas durante Simpósio da Alcon

FORTALEZA (CE) – Se o seu conceito de um idoso depois de uma cirurgia de catarata é um vovô ainda de óculos mexendo no “quartinho da bagunça”, ou uma vovó debruçada no tricot, é hora de revê-lo. Segundo oftalmologistas, a turma da terceira idade quer ter visão boa o suficiente para, sem óculos, entrar nas redes sociais e usar o whats app no celular. E já existe tecnologia para isso. As novidades foram apresentadas para médicos durante a edição 2017 do Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO), na semana passada, em Fortaleza (CE).

Durante o simpósio da farmacêutica Alcon, para centenas de oftalmologistas de vários estados, foram apresentadas as inovações para tratamento da catarata. Uma delas foi com a nova lente intraocular (PanOptix Toric). A novidade é que a lente vai além do papel de substituir o cristalino opaco dos pacientes com catarata, e também corrige o astigmatismo e a presbiopia (popularmente chamada de “vista cansada”).

É consenso entre os oftalmologistas ouvidos pelo Página da Saúde que a lente valoriza a qualidade da visão do paciente. Não é só uma questão de voltar a enxergar. É enxergar bem!

“O paciente hoje quer usar whatsapp, Facebook, Instagram. E hoje entregamos o que é fundamental para a vida do paciente”, disse o oftalmologista João Marcelo Lyra.

Resultado preliminar de um estudo feito em 18 centros de pesquisas, em nove países, com 320 pacientes, mostrou que aqueles que trataram a catarata com a lente trifocal tiveram melhora na visão intermediária e de perto – em comparação ao grupo que recebeu lente bifocal convencional.

“Essas lentes têm como maior ganho para o paciente a independência dos óculos em todas as distâncias. Temos os pacientes geração Iphone, Ipad e isso exige cada vez mais a visão de perto e a intermediária. A tecnologias precisam enxergar nas duas distâncias do público. Antes, achávamos que só os jovens usavam esta tecnologia. Mas não está assim. Os idosos também são os maiores usuários de aplicativos de redes sociais”, explica o oftalmologista Takashi Hida, presidente do Hospital Oftalmológico de Brasília.

Catarata
A catarata acontece quando a lente natural do olho (cristalino) se torna opaca, um processo inerente ao envelhecimento. O problema afeta a visão do paciente por não permitir que a luz passe pelo cristalino.

A catarata é uma das principais causas de cegueira. Mas, essa consequência extrema da doença pode ser evitada com a intervenção cirúrgica para substituição do cristalino opaco por uma lente intraocular.

“A indicação para cirurgia mudou. Antigamente, falava-se que era preciso amadurecer a catarata. Hoje, não. Quanto mais precoce a cirurgia, melhor o resultado. Importante passar em consulta com oftalmologista uma vez ao ano, não só para ver se tem catarata, mas para detecção de qualquer problema o mais cedo possível”, orienta  o oftalmologista Francisco Seixas, do Tranjan Centro Oftalmológico de São Paulo.

 

 

* a jornalista viajou para Fortaleza a convite da Alcon

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

Balão gástrico

Mitos e verdades sobre o balão gástrico, usado para emagrecer

O médico  Eduardo Grecco esclarece alguns mitos e verdades sobre o uso do balão gástrico, uma …