quinta-feira , outubro 19 2017
Home / Tratamentos / Novo tratamento retira coágulo de sangue após AVC

Novo tratamento retira coágulo de sangue após AVC

O neuroradiologista Eduardo Wajnberg
O neuroradiologista Eduardo Wajnberg

Uma inovação traz um tratamento eficaz para acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI). Um dispositivo, chamado ReVive, um stent retriever, retira o trombo do interior do vaso sanguíneo e restaurando o fluxo sanguíneo no cérebro. Até então, eram usados apenas remédios para isso. Estudos divulgados pela Johnson & Johnson Medical Devices apontam menos sequelas e melhor qualidade de vida após um AVC.  O trombo é uma coagulação de sangue no interior do vaso sanguíneo.

Por ano, o AVC acomete 16 milhões de pessoas em todo o mundo e é uma das principais causas de morte. De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, 70% das pessoas não retornam ao trabalho após um AVC.

A intervenção quanto mais rápida for feita, melhor para o paciente. O médico Eduardo Wajnberg, neuroradiologista do Hospital das Américas, no Rio de Janeiro, explicou que há benefícios comprovados em procedimentos feitos até 8 horas após o AVC.  Idosos têm sido beneficiados com o novo tratamento, segundo o médico.

Segundo a farmacêutica Johnson, o trombo sai em 85% dos procedimentos. Por enquanto, o stent retriever não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

o stent antes e depois com o coágulo retirado do paciente com AVC
o stent antes e depois com o coágulo retirado do paciente com AVC

 

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

smartphone

Nova cirurgia livra idosos de óculos para catarata, astigmatismo e vista cansada

FORTALEZA (CE) – Se o seu conceito de um idoso depois de uma cirurgia de …