terça-feira , julho 25 2017
Home / Tratamentos / Pacientes com câncer devem ter cuidados extras durante viagem

Pacientes com câncer devem ter cuidados extras durante viagem

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) listou algumas recomendações para garantir o bem-estar e a continuidade do tratamento de pessoas em tratamento contra o câncer que vão viajar no feriado de carnaval.

Isso porque os tratamentos de alguns tumores específicos impactam na baixa da imunidade do paciente e, portanto, é importante evitar grandes aglomerações comuns à época.

Além disso, a hidratação adequada, com ingestão de bastante líquido, o uso de filtro solar e chapéus para se proteger do sol e o consumo de alimentos frescos – e de procedência confiável – são cuidados que valem para todos os acompanhantes.

Antes de viajar

– Consulte seu médico antes da viagem para garantir de que o passeio não irá interferir no tratamento;

– Tenha cópias de seus exames mais recentes e, se possível, uma carta do médico que o acompanha com resumo de seu diagnóstico e tratamento;

– Separe seus remédios e certifique-se de levar um pouco a mais do necessário para o período da viagem, caso haja algum contratempo.

– Em caso de viagens de avião, leve os medicamentos sempre na bagagem de mão e nas embalagens originais, para evitar problemas com a alfândega.

 

Durante a viagem

– Diminua as chances de contrair infecções. Dê preferência a bebidas engarrafadas e alimentos bem cozidos;

– Caso se sinta indisposto, reduza o ritmo das atividades e descanse;

– Se estiver viajando de avião, tente se levantar e caminhar um pouco a cada uma hora para melhorar a sua circulação;

– Mantenha-se hidratado.

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

artrite

Pesquisa revela que novo medicamento consegue eliminar sintomas da artrite reumatoide

Um novo medicamento, o upadacitinibe, em desenvolvimento pela AbbVie, tem apresentado bons resultados em pacientes …