sábado , julho 22 2017
Home / Tratamentos / Rosto: dermatologista Denise Steiner revela os melhores tratamentos para melasma

Rosto: dermatologista Denise Steiner revela os melhores tratamentos para melasma

melasma2

O melasma é uma mancha acastanhada que aparece geralmente no rosto, mas pode ocorrer com menos frequência nos braços e no colo. É mais comum em mulheres, porém também pode se manifestar em homens. Apesar de ter diversos tratamentos para o controle dos sintomas, o melasma não tem cura.

“Basicamente, é uma mancha castanha que compromete o rosto como uma máscara, que é o que diferencia o melasma das demais manchas”, explica a coordenadora do Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Steiner.

No congresso internacional IMCAS 2017 – International Master Course on Aging Science, onde médicos têm aulas com os melhores dermatologistas do mundo, os principais tratamentos indicados para o melasma foram:

* Ácido tranexâmico via oral –  ideia é que ativos bloqueiem o estímulo do sol e evitem a maior formação de melanina.

* O laser Nd Yag Q-switched, com energia baixa e pulso ultrarrápido – destrói o pigmento sem causar queimadura. Este laser é especificamente aprovado para o tratamento do melasma, pois libera pouco calor e agride muito menos a pele. São necessárias 12 sessões, sendo que a pele fica ligeiramente rosada após a aplicação. Ele é feito em todo o rosto, melhorando também olheiras e o tônus da cútis.

* O microagulhamento da pele, com ou sem associação de medicamento – provoca o aumento de fatores de crescimento, clareando a cútis. A pele fica avermelhada e levemente machucada por 3-4 dias, sendo necessário o uso de bases com filtro solar. Essa técnica também melhora a cútis e são necessárias de 4 a 6 sessões com intervalos mensais.

O melhor momento para tratar o melasma é após o alto verão. Lembrando que o filtro solar nunca deve ser esquecido, sendo necessária proteção alta (UVA e UVB), bloqueio da radiação com reflexão da luz “filtro físico” e cor com pigmentos como, óxido de ferro, que protegem da luz visível, como lâmpadas e computadores.

denise

A dermatologista Denise Steiner

Comentários

Sobre Jaqueline Falcão

mm
Jornalista por paixão e formação, Jaqueline Falcão escreve sobre saúde desde 2001. Começou no Diário Popular como repórter, foi editora de Saúde do Diário de São Paulo. Depois, foi transferida para o jornal O Globo, sucursal São Paulo, onde permaneceu por 7 anos. A ideia de criar o "Página da Saúde", voltado para falar de tratamentos, descobertas da medicina, qualidade de vida, foi a vontade de ter mais liberdade para falar saúde em seus diversos aspectos para pessoas que cada vez mais buscam informação de credibilidade. E para isso está sempre em coletivas, seminários e congressos médicos para trazer as novidades. Na Europa e Estados Unidos, participou de coberturas em congressos e seminários sobre os temas tabagismo, câncer, esclerose múltipla, pesquisa clínica, saúde masculina, saúde feminina, depressão, vacinas e patentes. Entre os cursos e workshops na área de jornalismo de saúde, destaque para ressuscitação cardiopulmonar, infarto, câncer de pele, tabagismo, pesquisas clínicas no Brasil e no Mundo, lançamentos de novas classes de medicamentos, realizados em instituições como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo, Unicamp, Tufts University (Boston - EUA), UC San Diego, Inter American Press Association (IAPA) e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Veja Também

batxter

Diálise de paciente renal agora com maior controle

    O Brasil tem mais de 120 mil pacientes com problema renal que fazem …